Programação valoriza piscicultura e versatilidade do peixe em Campina das Missões

Programação valoriza piscicultura e versatilidade do peixe em Campina das Missões

Em torno de 300 pessoas participaram do tradicional Jantar do Peixe de Campina das Missões, realizado no último sábado (22/03), junto ao CTG Fogo de Chão. A ação, promovida numa parceria entre Associação dos Piscicultores e Emater/RS-Ascar mais uma vez lançou luz sobre as potencialidades da piscicultura no município e o aproveitamento diversificado do peixe na alimentação humana.

Os participantes, cujo número foi limitado ao espaço disponibilizado, foram recepcionados com petiscos de peixe, polenta e pão de milho, elaborados pelas entidades e comunidade com ingredientes produzidos no município. No Jantar, foram servidos 12 pratos. Além das tradicionais saladas e pão colonial, arroz, purê de batata e polenta frita, o protagonista do cardápio foi o peixe, preparado de diferentes formas: frito, com molho e requeijão, recheado, peixe assado sem recheio, lasanha, muqueca, croquete, escondidinho, ao molho siciliano e, além do peixe à califórnia com figo, abacaxi, pêssego e morango.

Os peixes oferecidos durante o Jantar foram fornecidos pelos produtores vinculados à Associação dos Piscicultores, Gervásio Both e Elson Mentges, das localidades de Linha Paca Sul e Linha Butia Sul, que adotam cuidados especiais na criação e manejo dos animais. Outros complementos foram fornecidos por agroindústrias e produtores de hortigranjeiros do município.

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar orienta que a qualidade do peixe está relacionada com o processamento adequado desde o abate, para que a carne tenha qualidade e sabor mais suave. “Este trabalho é feito no dia da despesca com os piscicultores, com orientações para que o momento que realizarem a comercialização em suas propriedades”, destaca Jung.

Ao todo foram preparados em torno de 300 kg de peixe eviscerado. Neste ano as inovações foram a muqueca e o peixe com molho siciliano. “Mesmo as novidades tiveram uma aceitação muito boa, rendendo muitos elogios dos que degustaram os referidos pratos. Foi uma noite de muita integração, com a presença do público campinense e de outros municípios”, relata o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Antônio Jung.

Ele lembra ainda que a Associação de Piscicultores realiza anualmente o Jantar para promover a cultura do consumo de peixe, além de arrecadar recursos para atender a demandas dos piscicultores locais. Os recursos arrecadados nesta edição serão utilizados na aquisição de equipamentos e apetrechos voltados à piscicultura, para uso comum dos integrantes da Associação.

Durante o Jantar, os vínculos comunitários foram reafirmados também com música e brincadeiras para as crianças, oportunizadas pela parceria com empresas e voluntários da comunidade.