Cores na cozinha da 8ª Expoagro

​​​​​​​Cozinha Experimental traz através de oficinas deliciosas receitas de massas de vegetais

Cores na cozinha da 8ª Expoagro
Cores na cozinha da 8ª Expoagro
Cores na cozinha da 8ª Expoagro

A Cozinha Experimental Moinho Cotricampo é uma das atrações da 8ª Expoagro. Ofertada pelo Centro de Treinamento de Bom Progresso - Cetreb, através da Emater, a oficina de Massas Coloridas reuniu sua primeira turma na manhã de quarta-feira.

Elena Majolo, de 71 anos, nunca havia experimentado colocar diferentes legumes e vegetais para criar uma massa mais saborosa e nutritiva. Ela veio de Crissiumal para aprender com as instrutoras do Cetreb. "Meus filhos quando chegam em casa sempre pedem para fazer alguma coisa especial, alguma coisa diferente. Dessa vez sou eu que vou dizer que vamos fazer algo diferente, uma massa colorida", brinca a agricultora.

A oficina faz parte de um grande projeto desenvolvido em Bom Progresso onde, periodicamente, alunos se reúnem para aprender práticas de fabricação, processamento de alimentos, produção de alimentos gourmet e até noções de empreendedorismo. Aline Martini Zuse e Michele Canci Wagner são as professoras das oficinas durante a 8ª Expoagro e já comemoram a participação da comunidade.

"Já na primeira oficina foram muitas as participantes e nos divertimos bastante com as interações. Esperamos que as próximas sejam igualmente cheias e que as meninas levem para o dia a dia o que aprenderam conosco", comenta Michele. A Cozinha Experimental ainda ocorre na sexta-feira e no sábado pela manhã.

Assim como a dona Elena, diversas produtoras rurais e moradoras de cidades da região vieram visitar a feira e aproveitaram para se inscrever na oficina de Massas Coloridas. Depois das dicas, as participantes ainda receberam um brinde das Farinhas Cotricampo para aproveitar o final de semana e pôr logo a mão na massa.

Todo dia é Dia de Campo na ExpoAgro

Apresentação dos insumos e tecnologias das marcas parceiras da Cotricampo movimentam os quatro dias de feira

Um dos eventos mais importantes da ExpoAgro é o Dia de Campo promovido pelo Departamento Técnico da Cooperativa e empresas parceiras. Neste ano, os dias de campo ocorrem nos quatro dias da feira, das 08h às 18h, na Área Técnica.

Com diversos insumos e tecnologias disponíveis, o Dia de Campo é a oportunidade de produtores da região saberem mais sobre as novidades e a função dos produtos disponíveis de cada marca associada. Centenas de produtores já passaram no estande do Departamento Técnico. Na área das empresas Neogen e Falcão, produtores conhecem os insumos ofertados e seus diferenciais.

Para o expositor da Neogen de Passo Fundo, Cássio Lago, os dois primeiros dias de feira já foram marcantes. "O pessoal está chegando, tem muita gente vindo de longe, e já estamos com o parque movimentado. Até o final da feira, esperamos atender muito mais produtores e retornar essas visitas em vendas", conclui o expositor.

Capacitados a responder quaisquer dúvidas sobre os produtos, os responsáveis relatam maior interesse dos produtores sobre os retornos financeiros dos produtos, durabilidade no solo e tecnologias envolvidas no desenvolvimento dos grãos. É a tecnologia à serviço do campo.

Conselho de Jovens Cooperativados foi destaque no segundo dia da ExpoAgro Cotricampo

Protagonismo dos jovens e alternativas de renovação na gestão das propriedades e das cooperativas foram temas de debate

Com objetivo de ampliar ainda mais o protagonismo dos jovens no sistema cooperativo, a programação da 8ª ExpoAgro Cotricampo, na manhã desta quinta-feira (22), teve uma série de painéis com temáticas que buscaram incentivar a permanência da juventude no campo e a participação ativa deste público no cotidiano das cooperativas a qual estão inseridos.

Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann, que abriu os trabalhos de hoje, a Cotricampo está servindo como exemplo para outras instituições cooperativas, trabalhando de forma muito objetiva a inserção dos jovens no debate e em suas atividades internas, a partir de 17 comitês locais de jovens cooperativados que foram formados nos últimos meses.

"A Cotricampo tem sido pioneira neste modelo de construção. A Ocergs precisa ser parceira no trabalho de instrumentalização dos jovens, com ampliação de conhecimento, interpretando o cooperativismo do futuro que é sonhado por este público. Não podemos pensar pelos jovens. Precisamos ouvi-los. Criarmos espaços para que possam expor o que desejam para suas cooperativas. E que possam ser preparados para assumir funções de gestão", destacou Hartmann.

O espaço seguinte foi ocupado por jovens que estão trabalhando a temática do cooperativismo em seus diferentes espaços de trabalho. Jessyca Bolzan, analista do setor social da Cooperativa Vinícola Aurora, representando o programa Geração C e o projeto de Jovens Embaixadores do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras); Dyonatan Kaufmann, coordenador do Conselho Consultivo de Jovens Cooperativados da Cotricampo e representante do programa Jovem Aprendiz/CooperConcórdia; além de Junior Pelizzon (Piá do Valmet), agricultor, influenciador digital e embaixador do conselho de jovens da Cotricampo.

Outro destaque foi a palestra com o economista e consultor em inovação, Alexandre Garcia, trabalhando ideias de empreendedorismo rural a partir do trabalho de jovens, como forma de despertar e incentivar alternativas para as propriedades, que levem em conta as aspirações da juventude envolvida no setor.

Encerrando a parte da manhã, foi realizada a apresentação oficial do Comitê de Jovens Cooperativados da Cotricampo. Desde o mês de outubro, 17 comitês locais foram formados, em cada um dos municípios da área de atuação da cooperativa. Duas jovens lideranças foram escolhidas em cada cidade e passam a formar o conselho consultivo em âmbito regional, em um total de 34 integrantes.

Para o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, com a formalização do novo conselho, a partir deste ano de 2024 o desafio será implementar uma dinâmica de trabalho que garanta a inserção destas lideranças nas instâncias de debate da instituição, com momentos de diálogo e de encaminhamento de proposições.