Jovens de Brasília participam de intercâmbio rural no Rio Grande do Sul

Um grupo formado por 14 jovens rurais participantes do curso de capacitação em empreendorismo que visa a sucessão familiar “Filhos deste Solo”, da Emater/DF, e sete extensionistas rurais da instituição conheceram, nesta semana, a realidade do campo no Rio Grande do Sul. A delegação, que chegou na segunda-feira (01/09), retorna a Brasília nesta sexta-feira (05/09) com muitas reflexões e novos conhecimentos após encerrar a programação com um tour cultural por Porto Alegre.
Na quinta-feira (04/09), os participantes realizaram visitas técnicas a propriedades rurais da capital gaúcha. “Conheceram experiências de turismo rural, agroflorestas, hortaliças e flores”, relatou a extensionista rural social Clarice Böck. Nos dias anteriores (02 e 03/09), o grupo, também formado por extensionistas da Emater/DF, esteve na 48ª Expointer, onde fez uma visita guiada pelos espaços temáticos e demonstrativos da Emater/RS-Ascar.
Os jovens tiveram a oportunidade de trocar experiências e refletir sobre como aplicar novas ideias em seus próprios projetos. Para Isadora Carolina Barros, a vivência foi transformadora: “Além de aprender na feira e conhecer pessoas que compartilham dos mesmos ideais que eu, percebi possibilidades reais de trazer a agrofloresta para a minha propriedade, já que tenho espaço e apoio da minha família. Volto com a cabeça cheia de ideias sobre como agregar valor ao meu produto e abrir novas perspectivas para o nosso trabalho no campo.”
Para Amanda Barcelos foi inspirador ver agricultores que encontraram propósito na agroecologia e no sistema orgânico. “Foi libertador escutar que alguém que morava na cidade se encontrou na agricultura e na agroecologia, plantando vida e saúde. Isso me mostrou que eu também posso lutar pelo que acredito. Saio daqui cheia de ideias, com planos de negócio e com a certeza de que é possível agregar valor por meio da agroindústria e do cooperativismo. Mais do que conhecimento técnico, levo comigo a união e a troca de vivências que tivemos nesta viagem, que foi muito especial”.
A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, ressaltou a relevância da participação dos jovens no evento e destacou como esse tipo de intercâmbio fortalece a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no país. “Esse momento é uma oportunidade única, porque a juventude é quem vai sustentar o futuro da extensão rural. Daqui a dez anos, serão vocês o nosso público nas propriedades, e é fundamental que estejam inseridos nas políticas públicas e nos espaços de decisão. Promover essa troca de experiências entre diferentes regiões é um investimento que deixa marcas e fortalece o nosso trabalho coletivo”, afirmou.
Comentários (0)