Santo Cristo é tricampeão na produção de suínos e leite do RS

Santo Cristo é tricampeão na produção de suínos e leite do RS

Pelo terceiro ano consecutivo o município de Santo Cristo está na liderança da produção gaúcha de suínos e leite. Foram 64,4 milhões de litros em 2021 (último resultado consolidado), de acordo com o IBGE, o equivalente a 14,5% do total. Nos suínos, são mais de 154 mil animais, fatia de 2,5% do total do Estado.

Em entrevista à Rádio Colonial, a vice-prefeita de Santo Cristo, Loreci Finger Riewe (MDB) destacou o apoio dado pelo Poder Público Municipal aos produtores do município. Conforme ela. são 80 horas gratuitas de terraplenagem para produtores que desejam construir galpões para a criação de suínos e gado de leite e cem horas para empresas se instalarem no município.

Os incentivos que somaram R$ 500 mil somente em 2022. Por meio da parceria com uma cooperativa, a prefeitura também subsidia parte do valor da inseminação artificial.

Mesmo com pelo menos duas estiagens, de 2019 para 2021, Santo Cristo seguiu com a produção crescendo. Em 2020, o município produziu 59,2 milhões de litros e 140 mil animais. Em 2019, quando recebeu o título de Campeão Gaúcho pelo governo do Estado, 52,1 milhões de litros e 138 mil animais.

Atualmente, o município soma 500 propriedades rurais com produção de leite e suínos e dois laticínios maiores, o Tchê Milk e o Doceoli. Em Santa Rosa, há um frigorífico da Alibem, que processa a maior parte da criação de suínos de Santo Cristo.

Com informações da coluna de Gisele Loeblein do site GZH.