Fórum Estadual de Febre Aftosa será realizado em Santa Rosa
De 2020, um ano antes da certificação internacional, até agora, foram diversas as ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para garantir o status do RS como zona livre de aftosa sem vacinação, a exemplo implantação de um programa de vigilância de fronteira que é referência nacional, o Sentinela. Na região de Santa Rosa, ações educativas sobre o tema são realizadas no território de fronteira com o apoio da Emater/RS-Ascar.
Diante da importância do tema, a Fenasoja, em Santa Rosa, sediará já no primeiro dia do evento, a quarta edição do Fórum Estadual de Febre Aftosa. O evento será realizado no Auditório Central do Parque, na sexta-feira, dia 29 de novembro, às 14h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria Estadual de Agricultura no Youtube.
Com o tema “Prevenção: cada elo importa”, será apresentado durante o Fórum um balanço de ações dos diferentes elos da cadeia produtiva de carnes após a retirada da vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul. Também haverá um espaço para troca de informações e experiências entre o serviço veterinário oficial, produtores, indústria e demais atores do setor.
O Fórum Estadual de Febre Aftosa é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além do Grupo Gestor Estadual do Plano Estratégico do PNEFA.
Na programação, mediada pelo presidente do Fundesa Rogério Kerber, haverá exposições sobre:
- "O papel do serviço veterinário oficial na manutenção da condição sanitária" - Grazziane Rigon, fiscal estadual agropecuária, médica veterinária da Seapi
- "A importância do olhar do produtor" - Marcos Souza de Freitas, produtor e médico veterinário
- "A indústria e as garantias de qualidade" - José Roberto Fraga Goulart, presidente do Sindicato das Indústrias dos Produtos Suínos do RS (SIPS).
Comentários (0)