Por que fazer a dessecação da soja?

Por que fazer a dessecação da soja?

Para uniformizar a lavoura, controlar as plantas daninhas e antecipar a colheita, a dessecação da soja é um importante manejo. A atividade deve ser feita quando o grão inicia o estágio reprodutivo R7.2, ou seja, quando 50% das vagens atingiram o grau de maturação completa.

O pesquisador da Embrapa, Rodrigo Arroyo Garcia, explica que “quando o produtor desseca a lavoura, a planta vai morrer rapidamente e o trabalho precisa ser executado de forma dinâmica” o que segundo ele, deve ser feito em consonância com os dados pesquisados sobre a previsão do tempo. “É fundamental que o produtor esteja atento a essas informações, antes de optar pela dessecação, pois o excesso de chuvas pode prejudicar o trabalho de colheita e ocasionar perdas”, destaca.

“Além disso, caso a colheita, após a dessecação demore, o produtor pode ter surpresas desagradáveis como, por exemplo, perdas com abertura de vagens, maior incidência de grãos “ardidos” e até germinação da soja no próprio pé, dentro da vagem, caso ocorra excesso de umidade na lavoura por período prolongado”, explica Garcia