Unitec mantém convênio com município de Cândido Godói há 18 anos

​​​​​​​A parceria garante a prestação de serviços de inseminação artificial e atendimento veterinário

Unitec mantém convênio com município de Cândido Godói há 18 anos

O ano de 2021 foi marcado pela comemoração dos 25 anos de atuação da Unitec. Nesta trajetória, a cooperativa de trabalho foi construindo e consolidando diversas parcerias.

Uma delas é com o município de Cândido Godói. Por meio de convênio, são prestados os serviços de inseminação artificial e atendimento veterinário há 18 anos, realizados pelos médicos veterinários Jackson Spies, Rodrigo Engster e Carlos Russin e pelo técnico de inseminação artificial Sérgio Luiz Backes.

Para o prefeito de Cândido Godói, Valdi Luis Goldschmidt, este convênio certamente revolucionou a produção de leite, transformando-a em produto com importância econômica para as propriedades. “E como se fez? Por meio do melhoramento genético e com parcerias em prestação de serviços especializados, seja pela inseminação ou pelos serviços de assessoria com a presença de um médico veterinário. Com certeza a parceria com a Unitec alavancou e agilizou este processo e continua rendendo frutos na produção leiteira”, destaca Goldschmidt.

O prefeito explica que a atividade leiteira é muito expressiva no município, sendo a atividade econômica com mais retorno ao município. Atualmente, em torno de 500 famílias mantêm a atividade, e embora tenha reduzido em número, aumentou muito em produtividade.

“Em Cândido Godói, há aproximadamente 8.800 vacas, sendo que em torno de sete mil estão em lactação, produzindo cerca de 127 mil litros de leite/dia e mais de 46 milhões de litros de leite/ano”, acrescenta o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, Vilmario Jorge Szynweslki.

Goldschmidt afirma que está no quarto mandato, sendo que em todos teve o privilégio de trabalhar com a Unitec. “Acredito que esta parceria tenha sido um dos fatores do bom desempenho das administrações. Com isso, externamos o agradecimento pelos 25 anos de atividades da cooperativa e que cada vez mais possa ser parceira de todos os municípios da região, consolidando-se como referência de suporte na produção de leite, ajudando a fazer a sucessão rural, que vem sendo um dos pilares econômicos das propriedades, e gerando renda para os municípios e para a região. Vida longa à Unitec! Parabéns e sucesso”, finaliza o prefeito.