Santa Rosa passa a contar com mais uma agroindústria formalizada

O empreendimento, localizado na Guia Lopes Sul, iniciou oficialmente suas atividades na terça-feira, sendo produzidos alimentos como salame, salsichão e embutidos diversos

Santa Rosa passa a contar com mais uma agroindústria formalizada

Com a inauguração da Agroindústria Sulina o produtor Blasio Kunst, de Santa Rosa, tem a oportunidade de agregar valor à produção e ampliar o acesso a mercados, incidindo em maior geração de renda. O empreendimento, localizado na Guia Lopes Sul, iniciou oficialmente suas atividades na terça-feira (10/11), sendo produzidos alimentos como salame, salsichão e embutidos diversos.

Em 2019, o proprietário procurou orientações e se organizou, desde então, para a formalização e legalização do empreendimento, inserido no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, executado pela Emater/RS-Ascar. As atividades também atendem ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), seguindo a todas as recomendações da produção industrial e sanitária de produtos de origem animal.

“Tinha o anseio de fazer um produto diferenciado que fosse daqui de Santa Rosa e foi muito importante neste processo contar com as orientações corretas da Emater e do SIM. Agora num primeiro momento iremos trabalhar com venda direta ao consumidor”, explica Kunst.

Santa Rosa possui atualmente em torno de 25 agroindústrias legalizadas, em áreas como panificados, embutidos, conservas, geleias, derivados de cana de açúcar, entre outros.