Saneamento rural está diretamente relacionado à qualidade de vida das comunidades

​​​​​​​Associado da Unitec, Neuri Nardi ministra esta temática em cursos do Senar-RS

Saneamento rural está diretamente relacionado à qualidade de vida das comunidades

Legislação sobre saneamento rural básico e informações sobre captação, proteção e armazenamento da água no meio rural. Estes são alguns dos assuntos abordados no curso ‘Saneamento Rural Básico’, do Senar-RS, ministrado pelo técnico em agropecuária Neuri Nardi.

Associado da Unitec, Nardi explica que o saneamento rural está diretamente relacionado à qualidade de vida das comunidades, assim como o acesso à alimentação saudável, moradia digna e boas condições de trabalho.

“No meio rural, a busca por essa abrangência também é cada vez maior, até porque o incentivo à permanência das famílias no campo vem sendo bastante difundido por entidades, sindicatos rurais e cooperativas. E graças às iniciativas como essas, projetos têm contemplado famílias de modo a garantir, por exemplo, com água de qualidade nas torneiras”, complementa.

Conforme Nardi, o curso é bastante abrangente e trata sobre diversos assuntos, como disposição adequada dos efluentes domésticos e sanitários; identificação, classificação e separação do lixo; compostagem; lixo químico: descarte e tríplice lavagem das embalagens; controle de vetores: mosquitos, baratas, barbeiro, moscas, borrachudos, mosquitos da dengue, ratos; prevenção de intoxicações domésticas e cuidados básicos com a moradia.

“Tratam-se de questões de saúde física, social e qualidade de vida. Um dos tópicos abordados é a alimentação saudável, que inclui a qualidade da água, e o tratamento dos efluentes domésticos e sanitários, proteções das fontes de captação de água, e limpeza e proteção de caixas d'agua. Vale ressaltar que, tendo em vista o grande número de doenças que podem ser transmitidas por meio da água, esses cursos são de relevância para a saúde pública de modo geral também por abordarem sobre a destinação de lixo, compostagem de resíduos orgânicos e descarte de embalagens de agrotóxicos vazias.”

Para Nardi, capacitar as comunidades sobre o tema do saneamento rural básico é um trabalho conjunto. Além do interesse e da boa vontade dos participantes, é fundamental a parceria entre prefeituras, por meio das Secretarias de Agricultura e de Saúde.

Associado da Unitec há 12 anos, o profissional também atuou na prefeitura de Planalto, sua terra natal, por 25 anos como técnico e 12 anos como Secretário de Agricultura. No Senar-RS, é da segunda turma de instrutores e iniciou ministrando cursos da área de bovinocultura de leite, passando para saneamento rural básico e agora também está habilitado para curso de jardinagem. Nardi também é técnico em agroindústria e técnico em contabilidade.

Texto: Assessoria de comunicação Unitec

Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

Foto: Divulgação