Regional Santa Rosa está representado na fase estadual do Concurso de Artesanato em Lã Ovina

A participação missioneira reafirma a tradição e o talento local na produção de peças artesanais, especialmente vestimentas a partir da lã da ovelha criada na região

Regional Santa Rosa está representado na fase estadual do Concurso de Artesanato em Lã Ovina

Inserido na programação da Expointer 2022, o Concurso Estadual de Artesanato em Lã, promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), congrega 22 municípios de oito regiões do Rio Grande do Sul. O evento pode ser acompanhado em formato virtual, por todo o Estado, nesta sexta-feira (10/09), a partir das 14h. A área de abrangência da Emater/RS-Ascar no Regional Santa Rosa estará representada por três artesãs missioneiras, classificadas na etapa regional, representantes dos municípios de São Miguel das Missões e de Garruchos. A escolha pelas peças premiadas é realizada no sistema às cegas, em que jurados renomados da área irão selecionar as campeãs em 11 categorias. A participação missioneira reafirma a tradição e o talento local na produção de peças artesanais, especialmente vestimentas a partir da lã da ovelha criada na região.

Associadas do grupo Mulheres Integradas, da comunidade de São José Velho, Jociele de Deus Santos e Carmem Elisabete Ferreira Gazano, escrevem novas histórias a cada fio de lã que transformam em arte e, a partir de seu talento e da busca por conhecimento em capacitações, inscreveram peças produzidas localmente. A região missioneira estará representada ainda por peças da artesã Dalva Pereira Motschi, de São Miguel das Missões, que tem recebido destaque pelo talento e identidade das peças produzidas por ela, cujo conhecimento é resultado do legado de gerações da família que remontam a uma tradição secular. Os detalhes das peças serão conhecidos apenas nesta sexta-feira, para a manutenção do sigilo da identidade do artesão por detrás de cada item inscrito.

Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho destas e de outros artesãos de diferentes pontos do Estado podem acompanhar o evento pelo endereço wwww.youtube.com/EmaterRS. Participam da fase estadual do Concurso, 29 artesãos, com 79 peças avaliadas por representantes de entidades parceiras municipais, regionais e estaduais, com o objetivo de fomentar as ações em prol do artesanato gaúcho.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Jornalista Deise A. Froelich