Projeto que resgata 90 histórias de Santa Rosa é lançado no Aniversário do Município

Ainda, pode ser conferida exposição ao ar livre de cubos fotográficos, de 14 a 26/08, na Praça da Bandeira, e de 27/08 a 1º/09, no Tape Porã

Projeto que resgata 90 histórias de Santa Rosa é lançado no Aniversário do Município
Projeto que resgata 90 histórias de Santa Rosa é lançado no Aniversário do Município

No dia em que Santa Rosa celebrou 90 anos de emancipação político-administrativa, a comunidade foi presenteada com a oportunidade única de acessar depoimentos que revelam quem somos e nos inspiram para a sequência da trajetória. A culminância do Projeto Papo 90 – Resgatando nossa História ocorreu neste dia 10 de agosto, com o lançamento oficial realizado no Centro Cívico Cultural, seguindo-se os protocolos sanitários orientados pelas autoridades de saúde em função da pandemia da Covid-19.

SOLENIDADE DE LANÇAMENTO

Os participantes foram recepcionados com a apresentação dos músicos Vilson Kunzler e Vinicius. Na cerimônia de abertura foram saudados pelo presidente do 34º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Marcos Servat, pelo prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Máximo Martins, que reiteraram a importância de valorizar aqueles que construíram nossa história e nos inspiram enquanto comunidade, bem como o grande envolvimento para que um projeto desta magnitude fosse viabilizado.

A cerimônia foi abrilhantada também com apresentações da Banda Municipal de Santa Rosa e do saxofonista Ton Dejavitte e teve como um dos principais momentos a palestra da professora Teresa Christensen revelando fatos marcantes dos tempos da Colônia 14 de julho até a emancipação de Santa Rosa.

Também foi uma noite de homenagens àqueles que se envolveram na realização do projeto, apoiaram e contribuíram com seus depoimentos. Contou ainda com a participação de diversas lideranças, entre elas, os ex-prefeitos de Santa Rosa, Anacleto Giovelli, Alcides Vicini e Orlando Desconsi.

ENTENDA A PROPOSTA E COMO ACESSAR OS VÍDEOS

 O resultado das gravações realizadas entre maio e julho de 2021, tendo como palco o Sesc de Santa Rosa, pode ser conferido através das redes sociais Facebook e Youtube “Papo 90 – Resgatando nossa História”. No primeiro dia, a comunidade pode acessar 30 das entrevistas, que revelam aspectos desde a fundação da Colônia até os bastidores da emancipação, os primeiros tempos do município e o que contam alguns dos ex-prefeitos.

Diariamente, após o dia 10 de agosto, serão disponibilizados três vídeos até que a comunidade possa ter acesso integral aos 90 depoimentos oficiais e outros enviados voluntariamente por pessoas de notório reconhecimento público. Educação, religiosidade, igreja, comércio, indústria, comunicação, cultura, esportes, artes, agricultura, associativismo, cooperativismo, transformações do cenário urbano e rural, história de eventos, entre outros temas foram apresentados generosamente pelos entrevistados.

As entrevistas foram conduzidas pelo comunicador Jairo Madril e gravadas pela equipe da Reveli Conteúdo.

As sugestões dos nomes dos entrevistados surgiram da própria comunidade, que teve a oportunidade de indicar histórias que gostariam de conhecer e pessoas que poderiam ser ouvidas. Os 90 fatos resgatados revelam muito da constituição das famílias, da organização social e até mesmo dos rumos que tomamos enquanto comunidade. Outras registram fatos curiosos, que se tornaram parte da identidade cultural e de estórias populares. A ideia é que esse projeto inspire a outras pessoas a tomar iniciativas semelhantes e contribuir com a memória oficial de Santa Rosa.

OS ENVOLVIDOS

Com engajamento do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, a viabilização deste momento histórico se dá através de um projeto aprovado pela LIC, com financiamento do Pró Cultura RS, produção cultural da Lucano Cultura e Marketing e patrocínio da Cotrirosa e da Coopermil. Em parceria com o Hortigranjeiros, um grupo de voluntários também esteve engajado para contribuir com a construção do projeto. Ainda, o desenvolvimento das atividades recebeu apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), Emater/RS-Ascar, Sesc, Sygo, Acordare e imprensa.

MOSTRA FOTOGRÁFICA

A comunidade também poderá conhecer mais sobre sua história através da exposição fotográfica, com registros de diferentes períodos de sua trajetória, no saguão do Centro Cívico Cultural, de 10 a 13/08, e no hall de entrada da Prefeitura, de 14/08 a 1º/09. Ainda, pode ser conferida exposição ao ar livre de cubos fotográficos, de 14 a 26/08, na Praça da Bandeira, e de 27/08 a 1º/09, no Tape Porã.