Prognóstico climático é apresentado em live da Emater/RS-Ascar

De maneira geral, nos próximos três meses as chuvas estarão por volta de 100ml abaixo da média

Prognóstico climático é apresentado em live da Emater/RS-Ascar

Na manhã de sexta-feira, dia 27/11, a Emater/RS-Ascar promoveu a transmissão virtual do Prognóstico Climático para o Rio Grande do Sul simultaneamente na página do Facebook e canal do Youtube do Rio Grande Rural. O evento, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas e, até o final da tarde já tinha cerca ade 1,4 mil visualizações, foi moderado pelo diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, e explanação do conteúdo pelo coordenador do 8º Distrito Meteorológico (Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Solismar Damé Prestes.

Pela análise de Prestes e o prognóstico para os próximos três meses, outubro e novembro foi o período de maior déficit hídrico no Rio Grande do Sul. “Acreditamos que este tenha sido o pior período, estamos bastante confiantes que vá melhorar as condições para o verão. Claro que não será o ideal para a agricultura, que necessita de chuvas acima da média, mas uma condição mais próxima da média para amenizar as consequências”. De maneira geral, nos próximos três meses as chuvas estarão por volta de 100ml abaixo da média. “O que em uma situação normal não seria muito significativo, mas como viemos de uma estiagem, não é uma condição muito boa”.

Rugeri agradeceu ao coordenador do Inmet pela explanação de dados tão aguardados e pela prestatividade em cobrir mais uma vez o período de férias do meteorologista da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Flávio Varone. “Todos estávamos ávidos por essas informações num ano com tantas dificuldades: pandemia, estiagem, geada tardia. Todos fenômenos que nos trazem muito aprendizado que está sendo praticado no cotidiano. E como temos um contrato de trabalho com a Seapdr que aponta como uma das metas o relatório das condições climáticas, Prestes de dispôs prontamente a disponibilizar essas informações, como no ano passado. Esse tempo novo de desafio também é de transformação, uma transformação que sempre vem nos momentos de dificuldade por que passamos”. 

Para quem perdeu a transmissão ao vivo, o evento continua disponível para ser assistido a qualquer tempo no Facebook (https://bit.ly/2Jej5yO) e no canal do Youtube do Programa Rio Grande Rural (https://bit.ly/3nZnPr8) da Instituição.