Produtores CCGL vencem 1ª edição do Prêmio Referência Leiteira

​​​​​​​Associados foram premiados nas categorias Qualidade do Leite e Produtividade da Terra

Produtores CCGL vencem 1ª edição do Prêmio Referência Leiteira

A Secretaria da Agricultura, Emater/RS e o Sindilat/RS realizaram a cerimônia de premiação da 1ª edição do Prêmio Referência Leiteira, durante a Expointer, em Esteio/RS. O concurso contou com três categorias, em duas delas, os produtores que comercializam leite para a CCGL, através das cooperativas associadas, conquistaram o primeiro lugar.

Na categoria Qualidade do Leite, que classificou índices qualitativos do leite como a Contagem de Células Somáticas (CCS), Contagem Bacteriana Total (CBT) e propriedade livre e certificada para brucelose e tuberculose, o vencedor foi Gabriel Lorenzon de Água Santa/RS, associado da Coasa, com 116,52 pontos. – O prêmio é muito importante, pois é um reconhecimento do trabalho do produtor e da assistência técnica, que prezam pela qualidade, organização, manejo e higiene na ordenha – ressalta, Gabriel.

Na categoria Produtividade da Terra, os irmãos Dair e Darci Pfeifer de Condor/RS, associados da Cotripal, ficaram com o primeiro lugar, com 48,019 litros de leite por hectare/ano. – A premiação é resultado do empenho de todo uma equipe que realiza as melhores ações para o bem-estar animal  – destaca, Dair.

Conforme os organizadores o concurso teve como objetivo destacar as propriedades em termos de eficiência produtiva e qualidade do leite, além de evidenciar o trabalho realizado dentro das porteiras em relação ao bem-estar animal e à saúde dos produtores e funcionários. Na ocasião, também foi lançada a 2ª edição do Prêmio Referência Leiteira para 2023.