Paulo Sérgio e Rute Kappel são nomeados presidentes de honra do 34º Hortigranjeiros

Kappel e a esposa Rute acompanharam muitos dos avanços que ocorreram no Hortigranjeiros e no meio rural da região de Santa Rosa

Paulo Sérgio e Rute Kappel são nomeados presidentes de honra do 34º Hortigranjeiros

Valorizar a trajetória do Encontro Estadual de Hortigranjeiros e, consequentemente, da comunidade de Santa Rosa é também reconhecer quem protagonizou importantes passos desta história. Diante disso, o presidente do 34º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Marcos Eduardo Servat e o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, nomearam Paulo Sérgio e Rute Fehlauer Kappel como presidentes de honra da feira.

Kappel e a esposa Rute acompanharam muitos dos avanços que ocorreram no Hortigranjeiros e no meio rural da região de Santa Rosa.

Quando iniciou, na década de 80, a proposta da Mostra de Produtos Coloniais, que viria a se tornar o Encontro Estadual de Hortigranjeiros, era singela, mas consistente pela união e conhecimento do grupo que tomou a frente para que fosse executada. Foi em 9 de agosto de 1983, inserido na programação de aniversário do Município, que lideranças e agricultores davam o passo inicial da consolidação do sonho com a realização da 1ª Mostra, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, sob a coordenação de Eclair Moraginski. O público do evento foi considerado um sucesso: 15 mil pessoas em apenas um dia, sendo que a feira durou em torno de duas horas e meia.

Desde então, a feira seguiu em uma evolução constante, crescendo assim como a união e o envolvimento de voluntários, promotores, apoiadores e patrocinadores. Sempre de olho nesta história e dando suas contribuições esteve uma figura importante na história do meio rural de Santa Rosa: Paulo Sérgio Kappel.

Foi o presidente da 4ª Mostra de Produtos Caseiros e Artesanato Rural, evento que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto de 1986, com atrações no Centro Cívico e Cultural e Parque Municipal de Exposições. Conferências sobre Receituário Caseiro para Controle de Pragas, conduzida pelo professor Milton de Souza Guerra; sobre produção de hortaliças com o engenheiro agrônomo Elton Vargas; e abordando a diversificação da pequena propriedade, com o engenheiro agrônomo Edmundo Henrique Schmitt, estiveram entre as atrações. A Mostra de Produtos da Horta, Caseiros e Artesanato Rural, atração permanente do evento, atraiu aproximadamente 25 mil pessoas, com a participação de 66 municípios. Também ocorreu nesta edição, o lançamento da Ação Comunitária para Diversificação Rural, sendo que o melhor produtor e expositor recebeu um prêmio de Cz$ 22.460,00.

No período da 1ª até a 8ª edição do evento, Paulo Sérgio Kappel foi gerente regional da Emater/RS-Ascar, coordenando a equipe que contribuiu, juntamente com a Prefeitura e a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), na organização do evento. Dona Rute, sempre acompanhou esta construção sendo exemplo de generosidade, respeito e altruísmo.

Diante disso, Marcos Eduardo Servat, presidente da 34ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, oficializou o convite para que o casal se tornasse presidente de honra do evento. “É importante termos ao nosso lado líderes, pessoas que foram e são referência para que sejam pilares da continuidade da história”, afirma Servat. O convite foi endossado pelo prefeito Vicini, que também acompanha a história do evento desde a sua primeira edição.

O 34º Encontro Estadual de Hortigranjeiros acontece em agosto de 2021, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson de Santa Rosa.