Nascentes são preservadas em São Pedro do Butiá com trabalho de proteção

No município já são dezenas de nascentes protegidas, nos últimos 23 anos, desde a inauguração do escritório da Emater/RS-Ascar no município

Nascentes são preservadas em São Pedro do Butiá com trabalho de proteção

Com a intenção de contribuir com a promoção da saúde, segurança e soberania alimentar e qualidade de vida de moradores do meio rural de São Pedro do Butiá, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, está engajada na proteção de nascentes de água. Nesta semana, o trabalho está sendo realizado na propriedade de Júlia Berwanger Thomas, na localidade de Esquina União. No município já são dezenas de nascentes protegidas, nos últimos 23 anos, desde a inauguração do escritório da Emater/RS-Ascar no município. 

Com a implantação de uma estrutura para proteção da nascente na propriedade de Júlia, a água potável será preservada e irá servir a duas propriedades, com a possibilidade de consumo próprio, dessedentação animal e irrigação de hortaliças. Além disso, com a nascente protegida, tem se interesse em abastecer um abastecedouro da comunidade de forma mais eficiente onde 12 propriedades de agricultores, que aproveitam a água para o manejo das lavouras poderão ser beneficiados.

Outra proposta, segundo a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Marlene Jacinta Anschau, é amenizar as consequências da estiagem, permitindo que a água seja preservada e aproveitada.  Para a proteção da nascente foram utilizados tijlos maciços, pedra brita, pedra ferro para proteção das verdentes, lona preta para cobertura, além dos canos para levar a água até as propriedades.

Levando em consideração as Resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), a Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), atua em ações de preservação de nascentes e olhos d’água existentes em propriedades rurais. A importância de preservar as águas sensibilizou trabalhos em diferentes pontos da região de Santa Rosa, sendo que até o momento foi realizada a proteção de 18 nascentes, beneficiando 20 famílias.