Inscrições para Prêmio Referência Leiteira RS vão até dia 15 de outubro

Mais informações no escritório municipal da sua cidade

Inscrições para Prêmio Referência Leiteira RS vão até dia 15 de outubro

Até o próximo dia 15 de outubro estão abertas as inscrições para o Prêmio Referência Leiteira RS, uma realização do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

“O Prêmio tem por objetivo valorizar e reconhecer os produtores de leite que realizam a sua atividade com dedicação diária e fazem do trabalho o seu modo de vida, produzem com eficiência, gerando um produto que garante o sustento e a qualidade de vida para sua família e contribuem decisivamente para que chegue à mesa do consumidor um alimento de excelência”, explica o coordenador do Prêmio e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries.

Neste primeiro ano, o Prêmio Referência Leiteira avaliará indicadores em três categorias: Produtividade da Terra, Qualidade do Leite e Produtividade da Mão de obra. A primeira avalia a quantidade de litros produzidos por ano em relação à área utilizada (litros/hectare/ano). A segunda mensurará índices qualitativos do leite como a Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT). Nesta categoria, a certificação de propriedades como livres de tuberculose e brucelose renderá pontos extras aos tambos inscritos. Por fim, a terceira categoria desafia-se a correlacionar a quantidade de litros de leite produzido nas propriedades com o número de pessoas envolvidas, considerando seu grau de dedicação em termos de carga horária e capacidade laboral.

Quem pode participar?

Poderão se inscrever os produtores de leite do Estado com produção individual ou coletiva, independentemente do volume produzido, desde que vinculados a uma das indústrias de laticínios que adquirem leite no Estado. Os extensionistas da Emater/RS farão o aferimento dos dados ao longo dos meses de forma a indicar os melhores resultados de acordo com a categoria.

Inscrições

As inscrições podem devem ser realizadas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, mediante o preenchimento de uma ficha cadastral em meio eletrônico e a manifestação de concordância com o regulamento do Prêmio. O prazo para inscrição encerra-se impreterivelmente às 24h do dia 15/10.

Divulgação dos Resultados e Premiação

Os resultados e as propriedades vencedoras serão divulgados pela Comissão Executiva durante a Expointer 2022. Serão premiados os três melhores produtores em cada categoria. Entre a premiação estão certificado, troféu e notebook conforme regulamento. E quem tiver mais pontos acumulados nas três categorias concorrerá ainda a uma premiação extra.

Mais informações no escritório municipal da sua cidade. Acesse aqui o endereço, e-mail e telefone https://bit.ly/3onxcnV