Festival de Cucas de Tuparendi resgata receitas tradicionais

O evento dá visibilidade à cuca como parte da identidade gastronômica e cultural local

Festival de Cucas de Tuparendi resgata receitas tradicionais

Com o objetivo de valorizar a identidade alimentar do município, Tuparendi realizou no sábado (20/11) a 4ª edição do Festival de Cucas. O evento dá visibilidade à cuca como parte da identidade gastronômica e cultural local, assim como estimula a criatividade e valoriza receitas compartilhadas por diversas gerações.

O evento é uma promoção da Prefeitura de Tuparendi, Emater/RS-Ascar e Câmara Municipal de Vereadores, com o apoio de voluntárias da comunidade. A abertura oficial contou com a presença de diversas lideranças, entre elas o prefeito, Leonel Fernando Petry e a primeira-dama Márcia Petry, vice-prefeito, Hélio Kerckoff e a esposa Regina Kahne, presidente da Câmara de Vereadores, Daiane Tibulo, chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Albino Motter, acompanhado das extensionistas Débora Schallemberger de Souza e Marina Domenighi, além das representantes da Comissão Organizadora do Festival, Beate Petry, Marta Reginatto e Mariane Moneghat.

Durante o dia estiveram à disposição para comercialização mais de 20 sabores de cucas preparadas por clubes de mães, padarias, agroindústrias familiares e mercados locais. Para a produção das cucas, foi estimulado o aproveitamento de receitas características locais, com a utilização de ingredientes oriundos da agricultura familiar.

O público participante foi de mais de 3 mil pessoas, vindas de diferentes municípios, que tiveram a oportunidade de conhecer cucas produzidas por 14 entidades, sendo elas: Clube de Mães Unidas de São Marcos, Padaria e Confeitaria Oficina das Delicias, integrantes da Igreja Batista Pioneira, Supermercado São Luiz, Clube de Mães Sagrada Família de Campininha, Agroindústria Geremia, Valcirene Magnabosco e Marlene Avrella, Padaria Fiestas, Supermercado do Júlio, Padaria e Confeitaria Doçura, Supermercado Cotrirosa, Padaria PAMI, Mercado Ponto Certo  e Pão e Cia . A recepção ficou por conta da mascote do festival, Kukita, que conduziu os visitantes pelos atrativos, sendo que logo ao lado, na Praça central da cidade, puderam se encantar com a decoração natalina do local, uma vez que durante o festival deu-se a abertura do Natal do município, considerado referência turística neste período.

Ao todo foram comercializadas 3 mil cucas, além de produtos da agricultura familiar como queijos, salame e vinho, bem como o artesanato produzido pelos artesãos do município. O festival de cucas já se consagrou em um evento típico de Tuparendi, e a próxima edição já está sendo planejada. Em 2022 o evento vai ocorrer junto à Feira do município, FICAT.