Expoterneira apresenta potencial da pecuária de leite em Santo Cristo

Expoterneira apresenta potencial da pecuária de leite em Santo Cristo

Atração permanente da Expoagro, feira realizada em Santo Cristo, a Expoterneira demonstrou a potencialidade do município, que é o maior produtor de leite do Estado, nas áreas de genética e manejo. Quem visitou o pavilhão voltado às terneiras e novilhas, de 13 a 16 de abril, pode visualizar 64 animais das raças Holandesa e Jersey vindos de propriedades de 12 expositores.

Segundo o coordenador do setor, Vanderlei Neuhaus, a proposta da realização da 1ª Expoterneira foi de mostrar a potencialidade e a “genética de campeões” existente no município de Santo Cristo e região. “A genética vem evoluindo há mais de 60 anos, com inseminação, melhoramento, escolha dos melhores animais para a produção de leite. Assim, depois de toda a trajetória de evolução, chegou-se a este momento com animais de alto padrão nas propriedades rurais”, destacou o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, instituição que apoiou na organização do espaço, assim como a Prefeitura de Santo Cristo e diversos patrocinadores.

No sábado (15/04), animais da raça holandesa de 10 expositores participaram do julgamento em oito categorias, de acordo com peso e altura. Participou nesta ocasião o julgador José Humberto Benitez, médico veterinário que faz parte da terceira geração familiar como produtor de leite na Cabanha Policarpo, no Uruguai, onde atualmente são ordenhadas 1.400 vacas. Também é sócio proprietário da empresa Sergen, dedicada a serviços de genética para criadores.

Premiado em diversos campeonatos, desde o ano de 2009 trabalha na preparação de animais para exposições, aprofundando seus conhecimentos em diferentes países como Estados Unidos, México, Colômbia, Equador, Paraguai, Argentina e Brasil.

Nas oito categorias avaliadas foram premiados, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar, os animais de Edgar Bullmann, Milton José Bruisman e André Eduardo Schwaab, na categoria 1; Milton José Bruisman,  Edgar Bullmann e Jair Engelmann, na categoria 2; Jair Engelmann, Vilson Meinertz e Milton José Bruisman, na categoria 3; Milton José Bruisman, Jair Engelmann e Edgar Bullmann, na categoria 4; Milton José Bruisman, Edgar Bullmann e Régis Luís Kramer, na categoria 5; Milton José Bruisman, Edgar Bullmann e André Eduardo Schwaab, na categoria 6; Milton José Bruisman, Edgar Bullmann e Vilson Meinertz na categoria 7; Edgar Bullmann, Airton Sost e Leomar José Weimann, na categoria 8. A grande campeã da raça holandesa foi de propriedade de Jair Engelmann. Na segunda colocação ficou o animal de Edgar Bullmann e, em terceiro lugar, de Milton Bruismann.