Expo Terneira abre espaço para discutir a qualidade do leite

Expo Terneira abre espaço para discutir a qualidade do leite

A Expo Terneira, traz em seu nome um importante significado para o futuro da produção leiteira. As terneiras de boa genética e bem conduzidas são uma parte importante na melhoria contínua da produção leiteira nas propriedades rurais, porém, a qualidade deste produto vai muito além.

Nesse sentido, o Seminário Caminhos para a Qualidade do Leite é promovido pelo APL Leite Fronteira Noroeste, junto ao Sebrae, Embrapa Clima Temperado e Projeto Suporte D’ Leite, com apoio da Amufron,  FUNCAP, Emater, Projeto Leite Seguro, Secretaria da Agricultura de Três de Maio, Setrem, Unijuí,  Doceoli Alimentos, Laticínios Petry e Laticínios Tchê Milk.

Estão sendo convidados os produtores de leite dos municípios da Amufron para que possam acompanhar este evento que vai mostrar as experiências do APL na região Noroeste do RS, que já realiza atividades com o objetivo de analisar a qualidade do leite a partir de testes e análises laboratoriais, a partir da aferição dos equipamentos de ordenha e coleta de leite para análise. O leite é coletado na propriedade de cada produtor, levado resfriado ao laboratório do Suporte D’ Leite de Ijuí, onde são feitas as análises da propriedade e depois emitidos laudos com os resultados da qualidade nutricional e sanitária do leite de cada vaca.

A coordenadora do projeto Suporte D’ Leite, veterinária e professora, Dra. Denize Fraga estará no evento onde vai falar sobre os benefícios da qualidade do leite a partir da Contagem de Células Somáticas, fatores que afetam a CCS e estratégias de controle, com a experiência do Projeto Suporte D’ Leite.

Já a médica veterinária Dra. Maira B. Zanela, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado vai abordar os parâmetros legais (IN 76 e 77), as Boas Práticas Agropecuárias e Plano de Qualificação de Fornecedores, compartilhando as experiências do Programa Leite Seguro, uso prudente de antimicrobianos e Lina.

O Seminário é uma das atrações da Expo Terneira e será realizado no dia 22 de setembro, quinta-feira, a partir das 9h no Parque de Exposições Germano Dockhorn. Mais informações podem ser obtidas com o gestor do APL Leite, Onairo Sanches, junto a Funcap de Três de Maio.