Estudantes de Nova Candelária são orientados na prática sobre produção e consumo de alimentos saudáveis

O Projeto Alimentos Saudáveis e a Sustentabilidade abrange estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal  Papa Pio XII

Estudantes de Nova Candelária são orientados na prática sobre produção e consumo de alimentos saudáveis
Estudantes de Nova Candelária são orientados na prática sobre produção e consumo de alimentos saudáveis

Com a consciência da importância de promover ações conservacionistas do meio ambiente e, consequentemente, dos diferentes tipos de vida, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura aproveitaram o ensejo do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, para a realização de um projeto alicerçado na educação ambiental e na promoção da saúde através da alimentação. O Projeto Alimentos Saudáveis e a Sustentabilidade abrange estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal  Papa Pio XII.

Nos dias 1º, 2 e 9/06, 54 alunos do meio rural do município, divididos em pequenos grupos e respeitando as recomendações de prevenção à Covid-19, participaram de atividades educativas.

 

Produção e consumo de alimentos diversificados

Em um primeiro momento, a extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Carolina Schittler enfatizou ações relacionadas ao Ano Internacional das Frutas e Vegetais, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2021, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância destes alimentos na nutrição, na segurança alimentar e na saúde humana, assim como a necessidade de um desenvolvimento mundialmente mais sustentável. “O foco principal da campanha é que a população produza mais alimentos e diminua o desperdício dos mesmos, assim como reduza o consumo de alimentos ultraprocessados, consequentemente reduzindo a geração de lixo e resíduos”, explica Ana Carolina.

A extensionista abordou ainda a importância e os benefícios da produção de alimentos para o autoconsumo familiar ao lembrar que pequenos espaços destinados à horta e ao pomar podem produzir uma grande diversidade de alimentos, contribuindo com a segurança e a soberania alimentar da família. “Assim como em tempo de pandemia, o ato de cultivar alimentos pode ser uma forma de terapia e esta ação pode envolver toda a família, principalmente mobilizando e compartilhando os conhecimentos das pessoas mais idosas”, acrescenta.

Na sequência a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Tanise Dalla Rosa abordou a importância de uma alimentação saudável e balanceada, destacando os seus princípios, os quais precisam ser de forma suficiente, completa, harmônica e adequada.

A nutricionista frisou ainda a necessidade do consumo de alimentos preferencialmente in natura ou minimamente processados, uma vez que quanto maior o nível de processamento do alimento maior é a alteração de suas características naturais, com a adição de açúcar, gordura, sódio e aditivos químicos para a manutenção da aparência, cor, palatabilidade e prazo de validade.

 

Implantação e Manejo de Pomares

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar André Weber apresentou orientações técnicas sobre implantação e manejo dos pomares domésticos. Em sua fala salientou que é preciso fazer a escolha de um local adequado para o plantio, preferencialmente com implantação de barreiras quebra-vento, com a devida correção e adubação do solo, covas adequadas para o desenvolvimento das mudas, realização de irrigação, monitoramento e controle periódico de pragas e doenças, sempre primando por controles alternativos, com base em princípios agroecológicos.

Ao final da atividade cada turma realizou o plantio de uma muda de bergamota no pátio da escola, conforme as orientações técnicas recebidas. Na sequência, cada aluno recebeu uma muda de bergamota da variedade montenegrina para fazer o plantio e acompanhamento em sua propriedade.

A aquisição das mudas foi realizada pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente em forma de parceria com os Viveiros Weber, de Crissiumal, que forneceu mudas de alta qualidade, certificadas pela Embrapa, assim como realizou um desconto para viabilizar a entrega aos estudantes.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Deise A. Froelich

dfroelich@emater.tche.br

(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195