Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar completa 24 anos em Porto Mauá

Emater Porto Mauá, 24 anos temperando com amor a Extensão Rural

Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar completa 24 anos em Porto Mauá
Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar completa 24 anos em Porto Mauá

Foi no dia 1º de julho de 1997 que a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) passou a atuar de uma forma mais presente junto ao público de Porto Mauá. Os extensionistas Lisete Maria Primaz e André Müller inauguravam naquele mês, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. Durante estes 24 anos muito se avançou na capilaridade e na multiplicidade de ações desenvolvidas pela equipe e, diante disso, foi comemorada a data em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, realizada na última quinta-feira (01º/07), seguindo os protocolos sanitários em virtude da pandemia da Covid-19.

Na oportunidade a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, hoje composta pelos extensionistas Germano Buttow e Leni dos Santos Froelich, distribuiu aos conselheiros, representantes de diferentes comunidades rurais, mudas de plantas aromáticas e condimentares, com os dizeres “Emater Porto Mauá, 24 anos temperando com amor a Extensão Rural”. Segundo Leni, o gesto simbolizou a gratidão e o carinho com que são desenvolvidas as atividades junto a aproximadamente 275 famílias rurais de Porto Mauá.

Rememorando as sementes lançadas pelos extensionistas que já passaram pelo município, o chefe do Escritório Municipal, Germano Buttow, declarou que "nenhum de nós, sozinho, é maior do que todos nós juntos", reforçando a importância do legado deixado por cada profissional e por cada família que compartilhou seus saberes.

Somente no ano passado foram prestados 4 mil atendimentos a 430 integrantes das 273 famílias, pela equipe do Escritório Municipal. Neste ano, as prioridades de ações elencadas junto ao Conselho Municipal de Agricultura contemplam assistência em áreas como organização rural, solos, segurança e soberania alimentar, assessoramento à gestão rural e bovinocultura de leite.

As ações da Emater/RS-Ascar estão previstas no Plano de Trabalho estabelecido com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e viabilizadas em parceria com a Administração Municipal.