Cotrirosa instala coletor de esporos em Cândido Godói

​​​​​​​A Cotrirosa em parceria com a RTC – Rede Técnica de Cooperativas juntamente com a Basf, instalou um coletor de esporos de ferrugens e oídio na unidade da linha Natal, em Candido Godói

Cotrirosa instala coletor de esporos em Cândido Godói

A Cotrirosa em parceria com a RTC – Rede Técnica de Cooperativas juntamente com a Basf, instalou um coletor de esporos de ferrugens e oídio na unidade da linha Natal, em Candido Godói.

Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperativa, Jairton Dezordi, uma das principais práticas culturais que deve ser desenvolvida durante ciclo da soja é o manejo das doenças. “A grande incidência de doenças pode retirar significativamente o potencial de produtividade das nossas lavouras. Na cultura da soja temos uma série de doenças que podem acontecer desde o início até o final do ciclo, como por exemplo a ferrugem, que combinada com a condição de clima pode ser muito agressiva e tirar a capacidade de produção das plantas”, explica Jairton.

O coletor é composto por lâminas que captam os esporos, que serão monitoradas semanalmente, sendo enviadas para o laboratório de fitopatologia da CCGL em Cruz Alta, onde é feita a análise e identificação da presença ou não dos esporos. “Conhecendo o ciclo natural da doença, quando se percebe o sintoma numa folha de soja a gente já sabe que os esporos estão há mais tempo circulando no ambiente”, comenta Jairton.

No local onde o coletor foi instalado tem uma área em que não será feita a aplicação de fungicida, justamente para deixar a planta mais suscetível a recepção desses esporos, justifica Jairton, destacando que ao perceber neste coletor a presença dos esporos que provocam a ferrugem, tem-se o indicativo de que entre 7 a 10 dias acontecerá a germinação dos mesmos. “Se tivermos presença de esporos e comportamento do clima, entendemos que esse é o momento do produtor fazer o manejo preventivo, evitando assim a incidência de doenças e por consequência o comprometimento do potencial de produção das lavouras”, finaliza.