Cotrirosa inicia pulverização de lavouras com drones

A Cotrirosa oferece a seus associados e clientes mais uma tecnologia, que facilita o trabalho do produtor rural e gera aumento de produtividade

Cotrirosa inicia pulverização de lavouras com drones
Cotrirosa inicia pulverização de lavouras com drones

A pulverização com drone já é uma realidade para os clientes e associados da Cotrirosa. As primeiras áreas que receberam a aplicação foram nas propriedades das famílias de Tadeu Vier, em Cândido Godoi e Vili Racho, de Santa Rosa. A tecnologia oferece mais eficiência de aplicação, podendo chegar a 10 hectares por hora. Além disso, existe um aumento na produtividade, com menor perda por amassamento, o ganho pode chegar a 5 sacos por hectare na safra de soja e 7 sacos por hectare, na safra de milho.

Com o drone é possível realizar aplicações noturnas, pós-chuva, em diferentes tamanhos de culturas e ter alcance maior de aplicação no perfil da planta. Após a aplicação é realizada, por meio de um equipamento de imagem, uma análise sobre a qualidade de aplicação, com informações precisas sobre o tamanho da gota e o número de gotas por cm2.

O engenheiro agrônomo da Cotrirosa, Luan Bortoli, explica que principalmente na lavoura de milho, a aplicação tradicional, com trator, não seria possível. “Na cultura do milho foi realizada a aplicação de fungicidas. Com trator normal a aplicação não seria possível, em função da altura da cultura e, mesmo que realizada com um pulverizador autopropelido, aconteceria o amassamento da cultura”, destaca Luan.

Para facilitar o acesso do produtor ao serviço, a Cotrirosa atua em parceria com a Planejar Consultoria Agrícola, empresa especializada em aplicações com drones. O custo para aquisição e manutenção de um drone, bem como cursos necessários para manusear o equipamento, tornam a terceirização o serviço mais viável ao agricultor. A parceria ainda se preocupa e preserva a integridade da saúde do produtor, que não se expõem aos produtos químicos, nem a preparação da calda.

A Cotrirosa oferece a seus associados e clientes mais uma tecnologia, que facilita o trabalho do produtor rural e gera aumento de produtividade. Procure uma unidade da Cooperativa e converse com o Departamento Técnico.