Coopermil e Cowmed firmam parceria para atendimentos aos produtores de leite

Dados importantes que auxiliam na tomada de decisão relacionadas a reprodução da vaca leiteira, a sanidade e o aumento da produtividade

Coopermil e Cowmed firmam parceria para atendimentos aos produtores de leite

A Coopermil, através de sua equipe técnica, e em especial a área leite, tem desenvolvido diversos trabalhos focados no aumento da produtividade do plantel leiteiro dos associados, aliado a questões que envolvem também a qualidade do leite e a sanidade animal.

Neste sentido, buscando melhorar a eficiência produtiva do rebanho, a cooperativa firmou parceria com a empresa Cowmed, referência no Brasil em monitoramento animal. O objetivo deste trabalho é auxiliar os produtores na tomada de decisões no dia a dia da atividade em sua propriedade, através de dados gerenciais fornecidos por estas coleiras de monitoramento.

O sistema desenvolvido pela Cowmed, além do gerenciamento do rebanho, conta também com o auxílio das coleiras no controle do ciclo de reprodução, emitindo alertas de cio, inclusive indicando a melhor hora para a realização do trabalho de inseminação. Também auxilia nos controles reprodutivos como taxa de concepção, taxa de prenhes do rebanho, dias em lactação. Dados importantes que auxiliam na tomada de decisão relacionadas a reprodução da vaca leiteira, a sanidade e o aumento da produtividade.

Segundo o Médico Veterinário Luis Henrique Bordin, da equipe técnica da Coopermil, "um ponto muito importante do monitoramento é o auxílio na parte de saúde e nutrição animal, possibilitando ao produtor encontrar os animais que estão em maior desafio na propriedade, levando em consideração ruminação, tempo de ócio, tempo de atividade, ofegação dos animais, dados estes que ajudam nos diagnósticos de saúde animal. "Por exemplo, caso uma vaca esteja com uma atividade fora do normal, o sistema emite um alerta para monitorar este animal". Assim antecipando o diagnóstico das principais doenças que acometem os rebanhos leiteiros".

Para a Coopermil, a concretização desta parceria, muito mais do que somente oferecer um produto com uma tecnologia diferenciada é poder oferecer aos seus produtores opções de aumento da eficiência na produção leiteira e por consequência aumento da rentabilidade, um dos pontos fundamentais na atividade nos dias de hoje.