Construção de açudes visa maior estabilidade na produção agropecuária na região de Santa Rosa

Construção do açude que será destinado à irrigação de pastagens na propriedade de Tenésio e Delci Balz, em São José do Inhacorá

Construção de açudes visa maior estabilidade na produção agropecuária na região de Santa Rosa

Iniciaram oficialmente nesta semana a construção de açudes do Programa Estadual de Apoio à Ampliação da Infraestrutura Rural, sob coordenação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na região de Santa Rosa. Na quinta-feira, dia 26/11, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, acompanhado do gerente regional adjunto José Vanderlei Waschburger, do vice-prefeito Eduardo Ludwig, da equipe municipal da Emater/RS-Ascar e de lideranças locais acompanharam o início da construção do açude, que será destinado à irrigação de pastagens na propriedade de Tenésio e Delci Balz, em São José do Inhacorá.

 O Programa viabilizará a construção de 90 açudes em nove municípios da região de Santa Rosa nos próximos meses, com projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar, sendo o propósito principal a reservação de água para usos múltiplos, especialmente para a expansão da prática de irrigação como forma de contribuir com maior estabilidade nas produções agropecuárias diante das recorrentes estiagens. Na região, as obras iniciaram-se na última segunda-feira (23/11) no município de Vitória das Missões, seguem em São José do Inhacorá e devem iniciar em Guarani das Missões na próxima semana.

Também serão contemplados agricultores e pecuaristas dos municípios de Ubiretama, São Miguel das Missões, Santo Antônio das Missões, Salvador das Missões, Tucunduva e Caibaté. No total serão 10 açudes por município, sendo disponibilizadas pelo Governo do Estado 24 horas-máquina, por meio da contratação de empresa via licitação para a construção dos reservatórios.

Os beneficiários foram selecionados pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. Em todo Estado serão contemplados 102 municípios, com um recurso total de R$ 6 milhões, destinados para à construção de 1.020 açudes.

A reservação de água e a irrigação são estratégias importantes no período de enfrentamento à estiagem. Nos últimos anos, na região de Santa Rosa, já foram elaborados pela Emater/RS-Ascar mais de 2.200 projetos de açudes e mais de 1.700 sistemas de irrigação. Destes últimos, em torno de 75% são voltados à áreas com pastagens e os demais se destinam a outras culturas, como o milho, olerícolas, frutas, alfafa, entre outros.