Conselho de Porto Mauá discute sobre distribuição de cisternas do Programa Avançar

Em Porto Mauá serão beneficiados cinco produtores de leite, que possuem produção diária de até 300 litros e foram acometidos pelos efeitos da estiagem prolongada no município

Conselho de Porto Mauá discute sobre distribuição de cisternas do Programa Avançar

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Emater/RS-Ascar reuniram-se nesta quinta-feira (10/02), em Porto Mauá, para deliberar sobre a seleção de beneficiários do Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, em seu eixo estratégico Irriga + RS – Cisternas. O município é um dos 16 que serão contemplados na região administrativa de Santa Rosa pelo programa, que é coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e executado em parceria com a Emater/RS-Ascar.

Em Porto Mauá serão beneficiados cinco produtores de leite, que possuem produção diária de até 300 litros e foram acometidos pelos efeitos da estiagem prolongada no município. A ação consiste na implementação de dois reservatórios de 15 mil litros cada, sobre uma estrutura de concreto, sendo um conjunto por propriedade. A contrapartida do produtor será a colocação de calhas. Em toda a região devem ser distribuídas 80 cisternas.

A ideia é oportunizar a reservação de água das chuvas, para utilização em atividades de subsistência e de renda das famílias rurais. Também é uma estratégia importante para minimizar prejuízos financeiros devido à falta de água em períodos de estiagem como a recentemente vivenciada.  Desta forma, estão sendo priorizadas famílias que passam por dificuldade de acesso à água em períodos de estiagem para uso próprio e para atender às demandas das criações.

O Programa será coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS-Ascar. Os recursos são oriundos do Fundo de Recursos Hídricos e, após esta etapa de seleção dos beneficiários, o Estado fará a licitação dos lotes.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

Jornalista Deise A. Froelich