Comunidade de Guarani das Missões se une na promoção de atrativos turísticos

Comunidade de Guarani das Missões se une na promoção de atrativos turísticos
Comunidade de Guarani das Missões se une na promoção de atrativos turísticos

Um novo roteiro turístico no Noroeste gaúcho passou a ganhar forma com a iniciativa de Guarani das Missões, onde uma rede se formou através da articulação entre a comunidade, empresas, instituições e Poder Público. O roteiro Polskie Serce, “Coração Polonês”, foi inaugurado na última quinta-feira (12/10), com a participação de munícipes como avaliadores do roteiro, assim como de lideranças, a exemplo do prefeito, Jerônimo Jaskulski.  O grupo teve a oportunidade de prestigiar atrativos históricos, culturais, religiosos, gastronômicos, arquitetônicos e opções de entretenimento.

O acolhimento ocorreu no Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski, onde tradicionalmente ocorre a festa polonesa Polfest. Os turistas são recebidos com pão e sal que, segundo as tradições polonesas, trazem saúde e prosperidade.

A gastronomia foi outro atrativo. No Café da Manhã, denominado Śniadanie, servido pela Sociedade Cultural Guaraniense, os participantes puderam prestigiar delícias da cultura local, como pierogi (pastel polonês), morcela, pão caseiro de milho, bolos, geleias, queijo colonial, salame e diversas frutas.

A visitação seguiu na Linha Bom Jardim Centro, onde conheceram a história dos imigrantes poloneses que colonizaram a região e também acerca da religiosidade, com visitação ao Santuário de Częstochowa e outros espaços da comunidade.

Na Casa de Cultura Helena Carolina, a visita guiada permitiu conhecer mais sobre a história de Guarani das Missões e da região.

No almoço (Obiad), a gastronomia mais uma vez foi valorizada com o cardápio servido na Braspol, junto ao Parque de Eventos: quatro tipos de pierogi, batata doce, saladas, carnes, arroz e massa.

Pela tarde, o roteiro seguiu com visitação à Praça João Paulo II, onde se localizam a Igreja Matriz Santa Tereza, a Gruta Nossa Senhora de Lurdes e o Horto Medicinal. Logo após foram registradas fotos nos monumentos Polak e Polka, junto ao trevo do município.

Os produtos da agricultura familiar e o artesanato local foram prestigiados na visita ao Quiosque Guarani. Logo após, o grupo seguiu até o Sítio JP, na Linha Cedro, onde viveram o Ognisko, um momento místico de celebração do encontro.

O roteiro é resultado da união de esforços de diversas entidades, entre elas o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Guarani das Missões, Administração Municipal, Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Comissão Polskie Serce “Coração Polonês”, a Sociedade Cultural Guaraniense, Comunidade da Linha Bom Jardim Centro, Casa da Cultura Helena Carolina, Braspol, Pastoral da Saúde, Paroquia Santa Tereza, Quiosque Guarani da Agricultura Familiar e Sítio JP.

O fomento ao Turismo Rural é uma das ações promovidas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, em todo o Estado. A extensionista social Catiane Roslaniec destaca que os interessados em participar do roteiro podem entrar em contato pelo fone (55) 99673-4408. O roteiro será realizado nos finais de semana, em virtude da disponibilidade dos organizadores, nos horários das 8h às 17h.