Como estímulo à piscicultura local, agricultores de Campina das Missões recebem alevinos

A entrega foi realizada em frente ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar

Como estímulo à piscicultura local, agricultores de Campina das Missões recebem alevinos

Cento e sessenta e três agricultores de Campina das Missões receberam na sexta-feira (16/04), quase 20 mil alevinos das espécies carpa capim, cabeça grande, prateada, húngara escamada, húngara espelho, jundiá cinza, pacu, entre outros. A entrega foi realizada em frente ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar. A ação está inserida em uma proposta de incentivo à piscicultura no município, que vem sendo realizada em parceria entre Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, e Emater/RS-Ascar – vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Os produtores reservaram a quantidade e as espécies, com apoio e orientação técnica da Emater/RS-Ascar e retiram os animais, sob agendamento de horário. Os alevinos entregues são oriundos de viveiro de Ajuricaba, sendo disponibilizados diferentes tamanhos. 

A piscicultura tem se consolidado como importante fator de geração de renda no município, sendo que os pequenos açudes de Campina das Missões já foram povoados com mais de 25 mil alevinos somente neste ano. A comercialização acontece principalmente dentro do município e é intensificada em períodos como a Semana Santa.

Entretanto, segundo a Emater/RS-Ascar, a criação de peixes também tem papel importante no contexto de promoção de soberania e segurança alimentar, uma vez que o maior consumo está nas famílias, que têm o hábito de semanalmente aproveitar a carne de peixe como alimentação. A carne de peixe é reconhecida pelas suas qualidades nutricionais, sendo uma importante fonte de proteína, com valor calórico relativamente baixo e boa opção de vitaminas e minerais.