Cetanp completa 25 anos profissionalizando e melhorando a vida dos agricultores

O Cetanp disponibiliza conhecimentos que permitam atender às necessidades da agricultura familiar, através de um processo efetivo de qualificação profissional

Cetanp completa 25 anos profissionalizando e melhorando a vida dos agricultores

No próximo domingo, 17 de maio, o Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) completa 25 anos de trabalho e resultados na profissionalização de agricultores familiares em diversas áreas, como leiteira, de fruticultura e de agroindústria, entre outras. Ao longo desse período, cheio de desafios e conquistas, o Centro se tornou referência no Estado e no país.

“O Cetanp disponibiliza conhecimentos que permitam atender às necessidades da agricultura familiar, através de um processo efetivo de qualificação profissional, com metodologia específica, infraestrutura didática e de apoio, construindo juntos, instrutor e produtor, novos conhecimentos e aptidões técnicas e gerenciais”, destaca a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ana Cristina Gootschalk.

Até dezembro de 2019 foram ministrados 1.188 cursos para 16.445 pessoas provenientes de 386 municípios. “Considerando também as visitas técnicas, oficinas/capacitações, reuniões e alunos de escolas vindos pelo projeto União Faz a Vida, da Sicredi, são mais 14.307 pessoas que acessam o Cetanp desde 1995 até hoje”, diz Ana.

O Centro oferece os cursos de Bovinos de Leite, Produção de Leite à Base de Pasto, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, Processamento de Carnes, Fruticultura Básica e Viticultura, e as inscrições estão abertas para o segundo semestre de 2020.

O Cetanp conta com um corpo de instrutores qualificados técnica e didaticamente, que entendem e falam a linguagem dos participantes. “Além do material didático e de salas de aula e unidades didáticas adequadas à realização das práticas dos conteúdos, também disponibiliza alimentação e alojamento para os participantes, agregando dois ganhos importantes: o intercâmbio e a troca de experiências entre os colegas de turma e a possibilidade de pensar e refletir, à distância, seu empreendimento”, enfatiza a extensionista.

O Cetanp é mantido através da cooperação entre Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), prefeituras de Nova Petrópolis e de Picada Café, Cooperativa Piá, Sicredi Pioneira, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, Associação Educacional Linha Brasil e Escola Técnica Bom Pastor.

“Através das parcerias, os projetos se tornaram mais fáceis de serem executados, as mudanças se tornam mais simples de serem implementadas e os problemas se tornam grandes oportunidades de aprendizado e evolução”, ressalta Ana.

Informações sobre os cursos podem ser obtidas pelos telefones (54) 3298-8037, 3298-8124 e 9 9637-7406, ou pelo e-mail: cetanp@emater.tche.br.  Foto: Rejane Paludo/arquivo Emater/RS-Ascar