Centenas de integrantes de clubes de mães formam rede de solidariedade em prol do Hospital de Guarani das Missões

As 400 integrantes dos Clubes de Mães mobilizam suas comunidades para o engajamento em ações, principalmente em prol do Hospital

Centenas de integrantes de clubes de mães formam rede de solidariedade em prol do Hospital de Guarani das Missões

Resultado de uma proposta de organização social, coordenada pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), mulheres de Guarani das Missões estão organizadas em 22 Clubes de Mães, sendo 17 do meio rural e cinco em bairros do município. O trabalho sempre teve foco no coletivo ao mesmo tempo em que contribui com a transformação individual da realidade das integrantes, passou a formar a partir de 2016 uma grande rede de solidariedade. As 400 integrantes dos Clubes de Mães mobilizam suas comunidades para o engajamento em ações, principalmente em prol do Hospital.

Com articulação da Emater/RS-Ascar e da Associação de Clubes de Mães foi organizado um cronograma de doação de alimentos e de materiais de higiene ao Hospital Santa Tereza, como forma de reconhecer e contribuir com o trabalho realizado junto a pacientes de Guarani das Missões, Sete de Setembro, Ubiretama e Senador Salgado Filho, além do atendimento a pacientes de diferentes pontos da região junto à Unidade de Saúde Mental. Boa parte destas doações é resultado do trabalho de produção de alimentos para autoconsumo, com foco na segurança e soberania alimentar, sendo produzidos em propriedades rurais do município.

O cronograma é organizado de forma mensal, e em cada período um clube diferente é responsável. Conforme o administrador do Hospital, Lucimar Inácio Wastowski, “estas doações são de grande importância para a manutenção das atividades da instituição, um suporte financeiro, fruto da contribuição dos integrantes da comunidade e de um belo trabalho desenvolvido pela Associação de Clubes de Mães e da Emater”. Wastowski acrescenta ainda que em cinco anos, constam em registros do hospital “78 doações da Associação dos Clubes de Mães, contribuindo com um valor superior a R$ 100 mil, auxiliando na solvência financeira da Casa de Saúde, motivo de gratidão pelo belo trabalho desenvolvido, de grande importância para a comunidade atendida pelo hospital”.

Além das doações periódicas ao hospital, o grupo se engaja também em outras ações solidárias, a exemplo do engajamento no projeto “Saúde e Meio Ambiente: caminhando juntos para um planeta mais sustentável”, que consiste na arrecadação de tampas plásticas e lacres, para auxiliar no atendimento de usuários do Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual do Hospital São José de Giruá.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Jornalista Deise A. Froelich

dfroelich@emater.tche.br