CCGL TEC amplia trabalho de pesquisas

A CCGL TEC incluiu em seus trabalhos uma nova linha de pesquisa que desenvolverá estudos focados em manejo e sistema de produção

CCGL TEC amplia trabalho de pesquisas

O novo setor busca desenvolver e validar manejos e sistemas de produção para diferentes regiões do Rio Grande do Sul, com o enfoque em grãos e sistemas integrados da área agrícola, visando à rentabilidade e sustentabilidade dos produtores associados.

Conforme o Pesquisador da CCGL e coordenador da nova área de estudo, Eng. Agr. Tiago Hörbe, as pesquisas focarão na ecofisiologia das culturas de lavoura objetivando investigar encaixes e oportunidades para diferentes sistemas de produção. Serão conduzidos estudos que envolvem diferentes práticas culturais como plantabilidade, população de plantas, épocas de semeadura e outros, sempre buscando o ajuste capaz de maximizar a produtividade das culturas, explica Dr. Tiago.

Para o Gerente de Pesquisa da CCGL Geomar Corassa o novo setor foi estruturado para atender às demandas das cooperativas e dos produtores cooperados, junto com as outras linhas de pesquisas CCGL e RTC. O objetivo é promover cada vez mais a geração de conhecimento e inovação, completa Geomar.

A CCGL também conta com pesquisas nas áreas da conservação do solo, plantas daninhas, manejo de pragas e doenças, fertilidade do solo e nutrição de plantas, além de um tambo experimental.

Já o Supervisor técnico da Coopermil, Joao Gabriel Dias destaca a importância do trabalho desenvolvido, principalmente pelos resultados que deverão ser obtidos e repassados aos associados das Cooperativas. João Gabriel destaca que além do trabalho propriamente desenvolvido na área de CCGL em Cruz Alta, a pesquisa em manejo e sistema de produção também tem uma área em estudo junto a Coopermil em nossa área de validação de pesquisas, aproximando assim muito mais a pesquisa da realidade regional e dos associados da Coopermil.