Campina das Missões conta com agroindústria legalizada de lácteos

A matéria-prima é oriunda da propriedade, sendo que são produzidos mensalmente em torno de 15 mil litros de leite

Campina das Missões conta com agroindústria legalizada de lácteos
Campina das Missões conta com agroindústria legalizada de lácteos

Com a conquista da legalização sanitária, ambiental e tributária, a Agroindústria LosPerez, de Campina das Missões, recebeu na semana passada (08/10) o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O certificado foi entregue ao casal empreendedor André e Marceli Perez pelas mãos da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e pelo extensionista do Escritório Regional, Jorge João Lunardi. 

Acompanharam a solenidade a vice-prefeita de Campina das Missões, Janine Martini, a médica veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Karine Possebon, da Secretaria Municipal da Agricultura, e a responsável técnica da Agroindústria, Greici Vogel. 

No empreendimento, comandado pelo casal André e Marceli Perez, na Linha Natal, são produzidos derivados de lácteos, como queijo colonial, queijos temperados e queijo mussarela, além de estar iniciando a produção de iogurte com diversos sabores. A matéria-prima é oriunda da propriedade, sendo que são produzidos mensalmente em torno de 15 mil litros de leite. 

A formalização da agroindústria foi uma forma de agregar valor à produção e possibilitar o acesso a novos mercados, com fornecimento para mercados institucionais e principalmente direto ao consumidor. O extensionista da Emater/RS-Ascar de Campina das Missões, Antônio Jung, explica que para atingir a legalização foi necessário avançar diversos passos, tais como a escolha mais apropriada do local da instalação da agroindústria, o layout construtivo e os equipamentos mais adequados para a produção. Para isso contaram com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e de Obras. “A Emater e a Secretaria da Agricultura, de modo especial a médica veterinária responsável pelo SIM, orientam sobre a instalação do ambiente construtivo e a escolha por equipamentos adequados às normas vigentes, permitindo a perspectiva sequencial de acesso ao Sistema Susaf”, explica Jung. 

A agroindústria Perez é a primeira de derivados lácteos legalizada no município. A inclusão da agroindústria no Peaf permite o uso do selo Sabor Gaúcho, caracterizando a qualidade do produto oriundo de agroindústrias familiares e a assistência da Emater/RS-Ascar. 

São centenas de agroindústrias instaladas nos municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa, sendo 444 cadastradas no Peaf por meio do qual recebem assessoramento da equipe da Emater/RS-Ascar em suas atividades de processo de formalização e legalização. Já estão inclusas no Programa 188 agroindústrias, que conquistaram o selo Sabor Gaúcho, o que significa estarem legalizadas sanitária, tributária e ambientalmente.