Barcos Geib, há 28 anos produzindo barcos e lanchas em Santa Rosa

A BARCOS GEIB está sempre atenta a qualidade do atendimento prestado e se importa, acima de tudo, com o bem-estar dos clientes

Barcos Geib, há 28 anos produzindo barcos e lanchas em Santa Rosa
Barcos Geib, há 28 anos produzindo barcos e lanchas em Santa Rosa
Barcos Geib, há 28 anos produzindo barcos e lanchas em Santa Rosa
Barcos Geib, há 28 anos produzindo barcos e lanchas em Santa Rosa
Barcos Geib, há 28 anos produzindo barcos e lanchas em Santa Rosa
Barcos Geib, há 28 anos produzindo barcos e lanchas em Santa Rosa
Barcos Geib, há 28 anos produzindo barcos e lanchas em Santa Rosa

Diz a lenda que de médico, louco e pescador todo mundo tem um pouco. No caso dos pescadores, a paixão começa despretensiosa, como programa de férias, mas vai crescendo até que o pescador das férias resolve que já é hora de dedicar mais algum tempo a essa atividade.

Aí vai e compra um barco a motor, colocar no rio e sair pescando. Não é bem assim. Existe uma série de procedimentos que devem ser tomados para se fazer uma boa pesca. O primeiro deles, é óbvio, é obter a licença de pesca no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Depois de estar devidamente licenciado, começa a busca pelos equipamentos.

Para quem vai pescar em rios, o investimento em um bom barco e um motor de qualidade é fundamental. O primeiro passo é saber aonde o pescador pretende fazer sua pescaria.

Se a pescaria for mais constante em rios de águas calmas ou rios estreitos, pode ser usado um motor de 8hp a 15hp, em um barco de cinco metros, de preferência de borda alta. Isso para rios de águas calmas ou estreitos, porque às vezes o rio é estreito e mesmo com água corrente não terá problema, porque pega pouco vento.

Já no caso de rios largos e mais agitados, onde pega mais vento e se formam mais ondas, o ideal, seria um barco de seis metros com motor de 25hp a 40hp. Esse motor é ideal para barco de alumínio, não estamos falando de lancha, porque não é um equipamento muito bom para pesca. A lancha é melhor para esporte e recreio.

O motor utilizado vai depender também do peso da embarcação. No caso de barcos de fibra de cinco metros, ou de alumínio, de seis metros, borda alta, pode ser usado um motor de até 40hp. Embarcações menores devem usar motores de 8hp ou 15hp.

Os barcos de alumínio são os mais indicados para as pescarias em rios.

CUIDADOS

Antes de colocar o barco no rio, é necessário obter a licença do barco e a habilitação ou Carteira de Arrais Amador, que é uma espécie de carteira de motorista para barcos.

Outros itens importantes são as boias salva-vidas, coletes para todos os tripulantes da embarcação, extintor, lanterna e, no caso de pescaria noturna, luzes de navegação de boreste e bombordo. Estas são instaladas à parte e não vêm com o barco.

Se o pescador vai navegar à noite precisa ter essas luzes para evitar colisões. Também é importante levar um par de remos para o caso de o motor parar por alguma eventualidade.

Quanto maior for o barco, mais estabilidade ele tem. Outro aspecto importante é a potência do motor, uma vez que as condições climáticas são inconstantes em alguns rios e o pescador pode ter que sair rapidamente, por isso é indicado um motor mais potente.

MANUTENÇÃO

Assim como os automóveis, as embarcações também precisam de manutenção. Os barcos, só em caso de entrar água, mas os motores necessitam de revisão periódica, para que não haja risco de acidentes, sob o risco de o pescador ficar no meio do rio sem o motor.

A revisão deve ser feita de seis a oito meses, período em que se troca o óleo da rabeta do motor.

Caso o barco fique parado por período superior a um mês, é recomendado esvaziar o tanque do motor, cujo combustível, em geral, é um óleo dois tempos, de preferência sintético, que é misturado à gasolina.

Se esse óleo ficar velho no tanque, ocorre a degradação e posterior estrago do motor. Até uns 30 dias, tudo bem, mas se for aquele pescador anual é preciso tirar e nunca usar essa gasolina no carro, porque pode estragar o veículo.

CARTEIRA DE ARRAIS AMADOR

Quem quer dirigir qualquer embarcação é obrigado ter uma carteira de habilitação. A fiscalização para o cumprimento da lei é feita pela Marinha Brasileira.

O único pré-requisito é que o candidato tenha mais de 18 anos. A carteira é a prova que o condutor da embarcação possui as condições necessárias para a tarefa. Com ela é permitida a condução de embarcações para esporte e recreio em águas abrigadas ou de interior de porto, como rios, lagos, canais e praias, em até meia milha náutica (aproximadamente 926 metros) da costa brasileira. A permissão tem o prazo de dez anos, pode ser renovada e é aceita na maioria dos países.

BARCOS DE ALUMÍNIO

Comprar barco de alumínio é a melhor opção para os amantes e iniciantes na pesca esportiva, pois o barco de alumínio tem o menor custo do mercado.

Apesar de ser o mais barato do setor náutico, barcos de alumínio exige atenção do pescador se ele for navegar em rios, lagoas e represas, porque, esses locais, há muitos galhos que podem danificar o barco.

Para pescadores iniciantes, a dica é possuir barco de alumínio com fundo chato e liso, pois ele é capaz de despistar vários obstáculos.

Para se destacar no mercado de fábrica de barcos e lanchas de alumínio é preciso ter experiência de mercado, um portfólio de produtos e uma excelente qualidade nos serviços prestados. Todos esses requisitos podem ser encontrados na empresa BARCOS GEIB de Santa Rosa/RS.

Além dos tradicionais barcos, a BARCOS GEIB fabrica também um barco dobrável. Isso mesmo, a empresa proporciona um barco dobrável que facilita no transporte, não precisando de carreta, e ocupa pouco espaço pra guardar.

A fabricação das embarcações é feita de forma artesanal, com um processo de alta qualidade, respeitando todas as especificações das Normas da Autoridade Marítima - NORMAM.

A BARCOS GEIB está sempre atenta a qualidade do atendimento prestado e se importa, acima de tudo, com o bem-estar dos clientes.

BARCOS GEIB, de Arno Norbert Geib, é uma empresa de fabricação, conserto e reforma de embarcações e fica na Rua Jorge Kunde, 424, em Santa Rosa/RS. Contatos pelos fones 55 3512-1442 ou 55 9.9984-8776 (fone/watts). E-mail: barcosgeib@gmail.com