Assistência técnica da Cotrirosa contribui para Santo Cristo ser reconhecido como campeão gaúcho na produção leiteira

O título de campeão gaúcho de produção de leite e suínos de 2019 foi concedido ao município pela Assembleia Legislativa do Estado do RS

Assistência técnica da Cotrirosa contribui para Santo Cristo ser reconhecido como campeão gaúcho na produção leiteira
Assistência técnica da Cotrirosa contribui para Santo Cristo ser reconhecido como campeão gaúcho na produção leiteira

Ao longo dos anos a Cotrirosa vem desenvolvendo um importante trabalho de fomento à atividade leiteira junto aos produtores de Santo Cristo e região, o que também contribuiu para que o município tivesse o reconhecimento em nível estadual. O título de campeão gaúcho de produção de leite e suínos de 2019 foi concedido ao município pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

O investimento da Cotrirosa, através do suporte técnico, auxilia os produtores na implantação de boas práticas agropecuária, no manejo sanitário e nutricional, bem como no planejamento e financiamento na implantação das forrageiras para alimentação do rebanho.

Todo o trabalho desenvolvido pela Cotrirosa vem trazendo resultados positivos também aos produtores de leite. Mais de 90% do leite produzido pelos associados da Cooperativa atende os parâmetros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para o médico veterinário da Cotrirosa, Augusto Moroni, isso é resultado do trabalho desenvolvido pela Cooperativa em parceria com o produtor. “A aplicação por parte do produtor em relação aos protocolos das normas de produção de leite e o acompanhamento da área técnica são alguns dos fatores que garantem esse resultado”.

No município de Santo Cristo, a Cotrirosa está com um programa de assistência técnica aos produtores de leite, com foco na melhoria da qualidade e produtividade, além de atender as exigências das normativas e ainda fornecer um produto saudável ao consumidor.

O programa, coordenado pelo Técnico em Agropecuária da Cotrirosa, Rodrigo Tognon, é realizado em parceria com a Agrifirm, e desenvolvido com mais de 100 produtores, através de visitas periódicas nas propriedades e acompanhamento mensal das análises do leite, através do gerencial da CCGL, com indicadores que mostram como está a saúde dos animais e consequentemente a produção.