Agroindústria de Porto Lucena conquista certificado de inclusão em programa estadual

Agroindústria de Porto Lucena conquista certificado de inclusão em programa estadual
Agroindústria de Porto Lucena conquista certificado de inclusão em programa estadual

O caminho percorrido para a legalização dos alimentos produzidos permitiu que a família de Rudi Kamchen e Leonilda Wagner Kamchen, de Porto Lucena, recebesse das mãos da equipe da Emater/RS-Ascar e do prefeito, Jair Miguel Wagner, nesta quarta-feira (28/12), o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS). A entrega do certificado indica que a Granja Kamchen atende aos requisitos sanitários, tributários e ambientais para a produção e comercialização de seus produtos, assim como está apta a usar o selo Sabor Gaúcho, indicando sua qualidade aos consumidores. Com isso, a região de Santa Rosa chega à marca de 200 agroindústrias inclusas no Peaf RS.

A entrega realizada no gabinete do prefeito foi a culminância do trabalho da família, com assessoramento da Emater/RS-Ascar e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para o funcionamento da agroindústria nos enquadramentos legais. A Granja Kamchen trabalha para atender a capacidade para 3.600 aves de postura e, atualmente, têm uma produção diária de 140 dúzias de ovos, que são fornecidos para supermercados e padarias de Porto Lucena e Santo Cristo.

A entrega foi acompanhada pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger, pelo extensionista do Escritório Regional, médico veterinário Jorge João Lunardi, pelo chefe do Escritório Municipal, Claudiomiro Elias Horn, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Lago, pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Itacir Daniel Bettio, pelas vereadoras Elisandra Lago e Regina Lopes, pelo gestor ambiental Eduardo Schwaab, pela representante da fiscalização sanitária Rosa Tozzin, pelo médico veterinário da Prefeitura, Luís Adriano da Rosa Pires, pelo responsável técnico da agroindústria, Laerte Soprano Rigo, e pelo filho do casal proprietário da agroindústria, Ivan Guilherme Kamchen.

Trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar no município

Na oportunidade do encontro, o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Porto Lucena, Claudiomiro Elias Horn, acompanhado por Waschburger, entregou ao prefeito Jair Miguel Wagner e ao presidente do Conselho Municipal de Agropecuária, Itacir Daniel Bettio, o Relatório de Atividades da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), onde constam informações sobre o trabalho realizado ao longo de 2022 com 508 famílias rurais de 27 localidades de Porto Lucena.

Entre as principais atividades contempladas estiveram a assistência à bovinocultura de leite, solos, segurança e soberania alimentar, agricultura de base ecológica e acesso a políticas públicas e a direitos sociais e socioassistenciais. Entre as políticas públicas que as famílias puderam acessar através da Emater/RS-Ascar estiveram programas do Governo Federal, como Pronaf, Programa Nacional de Crédito Fundiário, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Proagro, Luz para Todos, Minha Casa Verde Amarela e Bolsa Família. Também receberam ênfase políticas do Governo do Estado, a exemplo do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, Troca-Troca de Sementes, Programa Estadual de Irrigação e Avançar RS Açudes e Cisternas.

A orientação ao acesso a políticas municipais vigentes permitiu a encomenda de árvores frutíferas e de alevinos, serviços de máquinas agrícolas, bem como acesso ao Fundo Rotativo, ao Serviço de Inspeção Municipal e à assistência técnica municipal.

Ao longo do ano, as famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar tiveram a oportunidade de participar de diversas capacitações e eventos, entre eles curso de boas práticas de aplicação de defensivos agrícolas, encontros com grupos organizados de mulheres, excursão à Fenasoja e participação na Expolucena.

As atividades previstas para 2023 estão descritas no Plano Operativo, também entregue ao prefeito e ao presidente do Conselho Municipal de Agropecuária.

Crédito da foto: Jacir Benetti, Assessoria da Prefeitura de Porto Lucena

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

Jornalista Deise A. Froelich