Agricultores de Porto Lucena são orientados sobre sistemas de irrigação

Agricultores de Porto Lucena são orientados sobre sistemas de irrigação

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Porto Lucena tem fomentado a adoção de sistemas de reservação de água e irrigação. Na última semana foram realizadas visitas a agricultores interessados, bem como divulgada a oportunidade de adesão ao Programa Supera Estiagem – Etapa Dois, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O Programa disponibiliza em torno de R$ 220 milhões em subvenção para produtores gaúchos interessados em implantar a irrigação. Os agricultores recebem de volta, em parcela única, 20% do valor do projeto, podendo ser beneficiados com um subsídio de até R$ 100 mil. Podem estar inclusos neste valor reservatórios de água, sistemas de irrigação e melhorias de rede interna da propriedade. 

O momento é considerado estratégico para o armazenamento de água, para suplementação nos períodos de menor incidência de chuva, a exemplo das estiagens, que impactaram a produção agropecuária da região de Santa Rosa nos últimos três anos. Dessa forma, a Emater/RS-Ascar está à disposição para elaboração de projetos técnicos e de crédito.

Seja por aspersão fixa ou móvel, gotejamento ou micro aspersão, para que os sistemas de irrigação sejam efetivos, a equipe técnica está à disposição para avaliar diversos fatores para a viabilidade dos sistemas, entre eles disponibilidade de água - pode ser armazenada em açudes ou coletada de cursos de água perenes, desde que devidamente autorizados pelos órgãos ambientais -, e alternativas de fonte de energia para acionamento da moto bomba, adequada à movimentação da água do reservatório até o local do cultivo a ser irrigado.

Além disso, o dimensionamento do sistema de irrigação leva em consideração as condições do local a ser irrigado, através de levantamento topográfico, que permite identificar os equipamentos necessários para o projeto. Os projetos são elaborados de acordo com a necessidade de cada cultura e a realidade da propriedade, portanto, são específicos para cada situação.

Para saber mais, procure o escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.